Corpo Docente

amin karmali

Amin Karmali é professor Coordenador Principal na área de Bioengenharia desde 2011 no ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Possui Doutoramento em Bioquímica (Enzimologia) no Departamento de Bioquímica do King´s College London (1983).

Possui um pós-doutoramento em Bioquímica (Imunoquímica) no Laboratório de Bioquímica do Instituto Gulbenkian de Ciência (1985) e Agregação no âmbito da disciplina de Tecnologia de Enzimas pela Universidade de Évora (2001).

ana barreiros

Ana Maria Barreiros é professora adjunta no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Possui doutoramento em engenharia química, especialidade engenharia bioquímica pela FCT/UNL (2002), o mestrado em engenharia química – Processos e Indústria pelo IST/UTL (1993), a licenciatura em engenharia química pela FCT/UNL (1989).

No ISEL leciona a UC de Impactes Ambientais ao mestrado de engenharia civil. Foi professora adjunta na ESTSetubal (1994-2011) onde foi coordenadora científica do mestrado de Tecnologia Ambiental (2008/2010). Possui várias publicações na área de engenharia química/ambiente.

ana martins

Ana Martins é professora adjunta no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e investigadora na BRU-UNIDE (ISCTE-IUL). Possui o doutoramento em Métodos Quantitativos na especialidade de Estatística e Análise de Dados pelo ISCTE-IUL (2009), o mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST-UL (1999), a licenciatura em Matemática pela FCT-UNL (1995).

As suas principais áreas de investigação são a aplicação de modelos estocásticos nas áreas de ambiente e energias renováveis, análise e representação gráfica de dados, multidimensional scaling e análise de séries temporais.

antonio moises antunes

António Moisés Antunes é professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Possui a Licenciatura em Energia e Electrónica pelo IST e uma larga experiência profissional em projetos de instalações de energia hidráulica.

Complementarmente à atividade docente, colaborou, ao longo dos últimos vinte anos, na elaboração de estudos e projetos em diversas áreas das energias renováveis, em particular na energia hídrica onde participou ou foi responsável pela elaboração de estudos de viabilidade e projetos de execução de pequenas centrais hidroeléctricas. Foi igualmente responsável pela exploração e manutenção de seis destes empreendimentos, além de ter acompanhado a construção de mais de uma dezena. É ainda autor de comunicações no domínio das energias renováveis e das instalações associadas a empreendimentos hidráulicos.

cristina_borges

Cristina Borges é licenciada em Quimica- ramo científico, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Engenharia Química, Catálise, pelo Instituto Superior Técnico. É professora adjunta da Área Departamental de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa lecionando unidades curriculares nas áreas de química geral, sustentabilidade e patologias e durabilidade dos materiais.

É corresponsável da Pós-Graduação em Conservação e Reabilitação de Construções a decorrer no ISEL desde 2013. Desenvolve investigação na área dos materiais sustentáveis e incorporação de resíduos, valorização de subprodutos industriais e minerais, caraterização mineralógica e microestrutural de materiais. Orientou várias teses mestrado e seminários. Possui mais de uma dezena de artigos em revistas internacionais com arbitragem cientifica, e apresentações em conferências nestas temáticas.

cristina_camus

Cristina Camus é professora adjunta no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Possui o doutoramento em sistemas sustentáveis de energia pelo IST/UL (2012), o mestrado em gestão de empresas (MBA) pela UNL/FE (1990), a licenciatura em engenharia informática pela UNL/FCT (1985) e o bacharelato em energia e sistemas de potência pelo ISEL/IPL (1983).

Foi consultora sénior na Andersen Consulting (1992/93), adjunta na Secretaria de Estado das Pescas (1990/92) e especialista de software na Digital (1985/86). Possui mais de 20 publicações em revistas, livros e conferências com arbitragem científica nas áreas das energias renováveis, mobilidade sustentável e gestão de risco em sistemas de energia.

feliz_milhomens

Feliz Mil-Homens é professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e desenvolve atividade na área da energia, ambiente e resíduos. Engenheiro Químico pelo Instituto Superior Técnico, e mestre (pré-Bolonha) em Gestão e Planeamento da Energia pela Universidade Técnica de Lisboa. Tem o título de Especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Foi Diretor na Agência Portuguesa de Energia, trabalhou na Comissão da União Europeia e trabalhou como Consultor, nas áreas da Energia e dos Resíduos, para várias instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais.

Graca Silveira

Graça Silveira é doutorada em física (Geofísica) pela FC-UL (2002). É professora adjunta do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa desde 1995 e investigadora no Instituto D. Luiz (FC-UL) desde 2002.

Desenvolve investigação na área da anisotropia sísmica, propagação de ondas sísmicas, tomografia a partir da análise do ruído sísmico ambiente, funções recetoras Ps e Sp e aquisição e processamento de sinais sísmicos. Orientou várias teses de doutoramento, pós-doutoramento e mestrado. Possui mais de uma dezena de artigos em revistas internacionais com arbitragem cientifica, capítulos de livros e apresentações em conferências nestas temáticas.

isabel joao

Isabel João é professora adjunta no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Engenheira Química pelo Instituto Superior Técnico, Mestre em Gestão e Qualidade de Materiais pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico.

O seu doutoramento insere-se na área de metodologias multicritério de apoio à decisão, sendo autora de mais de vinte publicações científicas com revisão por pares. É membro da Ordem dos Engenheiros, membro da International Society on Multiple Criteria Decision Making e membro da equipa de investigação do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico (CEG-IST) da Universidade de Lisboa. No ISEL, desenvolve atividade na secção de Sistemas e Gestão da Área Departamental de Engenharia Química onde leciona gestão da informação e sistemas de apoio à decisão, design de produto e processo, e ainda na área de gestão da qualidade, ambiente e segurança.

jaime_puna

Jaime Puna é professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). É licenciado em Engenharia Química pelo ISEL (1995), mestre em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental pela FCT/UNL (2006) e concluiu recentemente a sua tese de doutoramento em Engenharia Química sobre Desenvolvimento de Catalisadores Heterogéneos para Produção de Biodiesel.

É autor/co-autor de mais de 10 artigos em revistas internacionais com arbitragem, 3 capítulos de livros internacionais, dedicados à temática específica dos biocombustíveis e da valorização energética de resíduos.

joao lagarto

João Lagarto é bacharel em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência e licenciado em Engenharia Eletrotécnica – Automação Industrial e Sistemas de Potência pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. É doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia (programa MIT-Portugal) pelo Instituto Superior Técnico.

Atualmente é professor adjunto no Departamento de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Lecionou as disciplinas de Mercados de Energia, Redes de Energia Elétrica, Complementos de Energia Elétrica, Economia e Empreendedorismo e Produção de Energia Elétrica. Enquanto docente, participou em projetos de investigação aplicada ao abrigo de um protocolo com a EDP – Energias de Portugal ao nível dos mercados de energia elétrica com enfoque no MIBEL.

jorge_sousa

Jorge Sousa é professor coordenador do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Possui licenciatura e mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), com especialização em Sistemas de Energia, e doutoramento em Economia pela Universidade Nova de Lisboa (FE/UNL), com especialização em Economia Industrial / Mercados de Energia.

É presidente do instituto superior de engenharia de Lisboa, coordenador do Grupo Disciplinar de Sistemas de Energia, coordenador do GiSE - Grupo de Investigação em Sistemas de Energia e membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica. É investigador do INESC-ID, orientador de diversas dissertações de doutoramento e mestrado e autor de mais de 60 publicações em revistas e conferências com arbitragem científica. Antes de ingressar na carreira académica foi colaborador de empresas e instituições de referência do setor elétrico entre as quais a EDP – Energias de Portugal, EDF - Electricité de France e INTERG – Instituto da Energia. Ao longo do seu percurso profissional participou e liderou mais de 20 projetos com financiamento público e privado, com especial enfoque nas áreas de sistemas de produção e transmissão de energia eléctrica, mercados de energia, gestão de risco, mercados ambientais (CO2 e certificados verdes) e energias renováveis. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Economistas e do IEEE/PES – Power and Energy Society.

Jose Barroso

José Eduardo Barroso é sócio co-fundador da Lasting Values - Consultoria em Gestão e Ambiente, Lda, e administrador da Fomentinvest Energia, SGPS, SA. Até Agosto de 2012, foi administrador da E.Value S.A., empresa que co-fundou em 2004, e onde foi responsável pelas áreas da Energia e das Políticas Públicas & Mercados Regulados de Carbono. Coordenou projetos nas áreas do Comércio Europeu de Licenças de Emissão e da arquitetura tarifária da energia elétrica e ao sistema de suporte às energias renováveis e à cogeração.

Também participou nas Avaliações Ambientais Estratégicas do Plano Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelétrico e do Plano de Desenvolvimento e Investimentos da Rede Elétrica Nacional. Até 2004 integrou o Gabinete de Ambiente da EDP – Energias de Portugal, S.A. Entre 1999 e 2002, foi adjunto do Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente. Desenvolveu atividades de consultoria independente desde meados dos anos 80. Em política europeia, participou diretamente na negociação, entre outras, das Diretivas do Comércio Europeu de Licenças de Emissão e das Grandes Instalações de Combustão. Possui uma licenciatura em Engenharia do Ambiente, foi co-fundador da Associação Portuguesa de Engenheiros do Ambiente e desempenhou o cargo de vice-presidente da Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.

mafalda seixas

Mafalda Seixas É doutorada em Engenharia Mecatrónica e Energia pela Universidade de Évora. É licenciada em Engenharia Eletrotécnica – Automação Industrial e Sistemas de Potência e bacharel em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

É professora adjunta no Departamento de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências da Terra na Universidade de Évora.

maria teressa santos

Maria Teresa dos Santos é Engenheira Química Industrial pelo Instituto Superior Engenharia de Lisboa, mestre e doutorada (pré-Bolonha) em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa. É Professora Adjunta na Área Departamental de Engenharia Química do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Desenvolve atividades de investigação na área do ambiente (águas, águas residuais e resíduos). Orientou vários estágios e trabalhos finais de mestrado no âmbito do tratamento de águas e resíduos. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros desde 1994.

mario moreira

Mário Moreira é doutorado em física (Geofísica) pela FC-UL (2003). É professor adjunto do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa desde 1989 e investigador no Instituto D. Luiz (FC-UL) desde 2006. Responsável pela pós-graduação em proteção civil no ISEL (2005-2006).

Desenvolve investigação na área do geomagnetismo; propriedades magnéticas das rochas; anisotropia magnética e vulcanologia. Participou em 12 projetos de investigação nas áreas de investigação, e também ligados à avaliação geofísica de recursos geotérmicos. Possui mais de uma dezena de artigos com arbitragem cientifica nestas temáticas e várias dezenas de artigos em conferencias internacionais.

PatricaBaptista

Patrícia Baptista é investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico. Possui o doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo IST/UL (2011) no âmbito do Programa MIT Portugal e o mestrado e licenciatura em Química pelo IST/UL (2006 e 2007).

Desenvolve investigação na temática de energia e ambiente em transportes, nomeadamente na quantificação de impactes energéticos e ambientais, monitorização de tecnologias alternativas e comportamento de condução, quer através de projectos de investigação nacionais quer Europeus. Possui vinte e cinco publicações em revista, cinco capítulos de livros e mais de vinte e cinco artigos de conferência com arbitragem científica nestas temáticas.

rui_castro

Rui Castro é doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, professor auxiliar da Área Científica de Energia do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador sénior do INESC-ID; é responsável da disciplina "Energias Renováveis e Produção Descentralizada" dos cursos de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Mestrado em Engenharia e Gestão de Energia do IST.

Leciona no Programa de Doutoramento em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química (EngIQ) em meio empresarial; é professor convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), lecionando no curso de Pós-Graduação em Economia da Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; é professor convidado da Porto Business School (PBS), lecionando no curso de Formação Avançada para a Academia Galp Energia; é autor dos livros "Uma Introdução às Energias Renováveis" e "Exercícios de Redes e Sistemas de Energia Elétrica", publicado pela ISTPress, e autor de mais de uma centena de artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais; no âmbito da atividade de investigação, participou em diversos projetos de colaboração com empresas, designadamente com a Redes Energéticas Nacionais (REN), Energias de Portugal (EDP) (projeto InovGrid), Eletricidade dos Açores (EDA), Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM); no âmbito de licenças sabáticas, foi colaborador da REN e da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

rui costa neto

Rui Costa Neto é detentor de um Doutoramento em Engenharia Química, mais um Pós-Doutoramento em Engenharia Mecânica (Universidade de Lisboa, Técnico de Lisboa). Ele tem desempenhado funções de Gestor de Projetos Sénior, Engenheiro e Investigador no Setor da Energia no Técnico de Lisboa (IST/IN +). Como professor do ensino superior ele tem lecionado em diversas Universidades e Institutos Politécnicos: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Instituto Politécnico de Setúbal, IST - Universidade de Lisboa e ISQ - Instituto Internacional de soldadura e Qualidade.

Em 2009, Rui Costa Neto tornou-se Investigador Auxiliar do IST onde coordenou e participou em dezenas de projetos, como Coordenador, Investigador Participante/Gestor de Projetos, Consultor Científico e Avaliador, no setor de Sistemas de Energia, Ambiente e Transportes. Destacando-se: a produção e armazenamento de hidrogénio; tecnologias de armazenamento e conversão de energia térmica e elétrica; células de combustível; bateria de fluxo redox; reatores de gás com deslocamento de água; durabilidade de catalisadores; painéis solares; hidretos metálicos para barcos; pirólise de biomassa para combustíveis líquidos; análise de ciclo de vida; infraestruturas de fornecimento de energia para veículos; materiais de mudança de fase para o armazenamento de calor; desenvolvimento do primeiro protótipo de bateria de fluxo redox portuguesa; preparação de eletrólito (patente); barco de energia renovável, Hidrocat (células de combustível, painéis solares e hidretos metálicos); auditorias energéticas em edifícios.

rui_pestana

Rui Pestana é equiparado a professor adjunto no ISEL. Possui o título de especialista na área de Energia pelo IPL (2012), o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo Energia, pelo IST (1990), a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo Energia e Eletrónica, pelo IST (1986). É subdiretor na divisão de Gestão do Sistema da REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A. (1989) e responsável pelo departamento de Sistemas e Desenvolvimento.

É gestor do projeto de desenvolvimento de ferramentas de integração de renováveis no R&D; Nester. Possui mais de 50 artigos publicados nas áreas das energias renováveis, previsão eólica, previsão de carga, limites dinâmicos de linhas aéreas e risco operacional em sistemas de energia.